Bom, se você não sabe o que é gasolina de alta octanagem, não se preocupe. Aqui vai a definição desse produto objeto de muito marketing, mas pouco esclarecimento pelos especialistas.

 

Basicamente, octanagem é a medida de resistência do combustível à detonação. Ou seja, é quanto o combustível resiste à pressão sofrida dentro da câmara de combustão do motor. 

 

Por isso, quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação, o que é obviamente positivo para o veículo e seu desempenho, pois, com maior octanagem, permite-se ao motor operar com maiores taxas de compressão. 

 

Um dado importante, no Brasil, as gasolinas comum e aditivada têm, em média, 87 octanas. É um índice alto, conquistado graças à mistura de 27% de etanol. 

 

Portanto, embora ainda exista no Brasil a cultura de maldizer a gasolina vendida no país, tachando-a como a “pior do mundo”, a realidade de momento é exatamente inversa.  

 

Pelo menos é o que revela o especialista Boris Feldman, que informa que a gasolina brasileira tem ótima reputação internacional e é tida como uma das melhores do mundo.

 

Portanto, respondendo à sua eventual dúvida sobre o que é a tal gasolina de alta octanagem, bem, ela nada mais é que sinônimo de "gasolina brasileira".

 

Alta octanagem no meu Kia: vale a pena?


 

Segundo os especialistas, a resposta mais adequada é “depende”. Para eles, nos carros com menor potência, o resultado do uso de gasolina com maior octanagem costuma ser imperceptível para o motorista.

 

É o que explica Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia de São Paulo: “Se você tiver um carro comum, desses modelos 1.0 ou 1.6 onde o sensor apenas processa o retardo da centelha, e colocar a gasolina com mais octanagem, não vai notar diferença nenhuma”.

 

No entanto, se o seu Kia é daqueles mais potentes, com motores de maior cilindrada, aí sim a gasolina de alta octanagem vale a pena, pois influenciam no desempenho do carro. Entendeu agora o que é a gasolina de alta octanagem e se ela é útil ou não para o seu Kia?

 

Então agora passeie pelo site da Saga Kia e veja qual carro mais se parece com você: Rio, Soul, Cerato, Sorento, Sportage, Grand Carnival...? Estamos esperando a sua visita para um test drive no preferido. Apareça em um de nossos endereços.