Um híbrido que já nasceu campeão: assim pode ser definido o Kia Stonic, modelo lançado no final do ano passado e que figurou, no último mês de março, no top 3 dos carros híbridos mais vendidos no Brasil.

Isto mesmo: esta marca incrível do Kia Stonic, que só ficou atrás do Corolla e Corolla Cross, foi alcançada ao longo do mês após a marca registrar 137 unidades emplacadas do crossover.

Entre as características do modelo, está a motorização de 1.0 litro turbo associado a um sistema híbrido MHEV de 48V de 120 cv. Como se sabe, o SUV compacto é vendido a partir de R$ 146.990.

Não param por aí os grandes atributos do Kia Stonic. O modelo crossover ainda vem equipado com motor Kappa de três cilindros com injeção direta de 1.0 litro turbo com um sistema híbrido leve MHEV de 48V Smartstream. 

Conforme anunciado pela própria Kia Motors, apenas o motor a gasolina rende 118 cv a 6.000 rpm com torque máximo de 14,1 kgfm a 4.000. Com o sistema híbrido a potência salta para 120 cv a 6.000 rpm com torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. 

Já o trem de força conta com DOHC de 12 válvulas e, também, com comando de válvulas de duração variável, que possibilita desligar o motor por completo em situação de rodagem plana, o que diminui o consumo de combustível.

Por falar em consumo de combustível, vale registrar que, nesse aspecto, dentro da cidade, o Kia Stonic faz 13,7 km/l e na estrada faz 13,8 km/l. A transmissão é automática de sete velocidades de dupla embreagem DCT. 

Quanto às dimensões, impressionam à primeira vista, já que o Kia Stonic mede 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura e 2.580 mm de distância entre-eixos. 

Por sua vez, a capacidade do porta-malas é de 325 litros e a do tanque de combustível é de 45 litros. As rodas são de 17 polegadas e o interior conta com uma central multimídia do tipo flutuante de 8 polegadas com conexão com fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Não à toa, recentemente, a mais importante revista especializada do país, a Quatro Rodas, ao fazer reportagem do modelo, destacou: “Kia Stonic tem muito o que ensinar a outros compactos”.

E você, claro, tem muito o que conhecer do Kia Stonic. Visite hoje mesmo a Saga Kia e faça um test drive no modelo campeão de venda e de crítica. Se preferir, agende antes aqui a sua visita e seja feliz vivendo a experiência de conduzir um Kia Stonic.