A Kia está pronta para revolucionar o mercado de veículos elétricos com o lançamento do tão aguardado Kia EV5. Revelado recentemente no Salão de Chengdu, na China, este SUV elétrico está destinado a cativar o público jovem e moderno, com uma abordagem inovadora e um design cativante. 


Neste artigo, exploraremos o que torna o Kia EV5 tão especial, desde sua iluminação ambiente personalizável até sua potência e autonomia impressionantes.

Design Interior: personalização e tecnologia


Uma das características mais notáveis do Kia EV5 é o seu sistema de iluminação ambiente, que oferece aos motoristas uma experiência única e personalizável. Com um total de 64 cores à escolha, incluindo 10 tons selecionados por especialistas em iluminação da Kia, os ocupantes podem criar o ambiente perfeito para cada viagem. 


Além disso, essa iluminação ambiente se adapta aos modos de direção do veículo, diminuindo a intensidade em condições de pouca luz e até alertando o motorista se o carro ultrapassar o limite de velocidade. Essa é uma característica inovadora que adiciona um toque de sofisticação ao EV5.


A personalização não se limita apenas à iluminação. A Kia oferece aos clientes a oportunidade de escolher entre quatro cores e cinco opções de padrão de assentos para o interior do EV5. 


Essas opções incluem duas variantes de tecido e uma versão de couro artificial para o modelo básico. Isso permite que os proprietários personalizem o interior do veículo de acordo com suas preferências, tornando-o verdadeiramente único.

Design Exterior e Desempenho


O Kia EV5 é apresentado como um SUV compacto projetado para atender às necessidades das famílias da geração do milênio. Sua frente impressionante apresenta um nariz largo e um capô sólido, juntamente com a icônica "Signature Star Map Lighting" tridimensional da Kia, composta por luzes diurnas de LED. Esse design arrojado e distintivo torna o EV5 inconfundível nas ruas.


Embora as dimensões exatas e especificações técnicas ainda não tenham sido divulgadas pela Kia, sabemos com base em informações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China que o EV5 possui 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,71 metro de altura e uma distância entre eixos de 2,75 metros. Essas dimensões proporcionam um equilíbrio perfeito entre espaço interior e manobrabilidade.

Potência e Autonomia Impressionantes


Sob o capô do Kia EV5, encontramos um motor elétrico traseiro que oferece uma potência impressionante de 215 cavalos (160 kW) e um torque de 31,6 kgfm. O veículo é alimentado por uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) Blade da subsidiária da BYD, Xiangyang Fudi Battery Co (FinDreams). 


A capacidade da bateria é de 82 kWh, o que se traduz em uma autonomia notável de até 600 quilômetros com uma única carga. Essa combinação de potência e autonomia torna o EV5 uma escolha atraente para aqueles que desejam desfrutar de viagens longas e sem preocupações.

Disponibilidade e Conclusão


O novo Kia EV5 elétrico estará disponível para venda na China até o final deste ano e em breve chegará a outros mercados. Com sua personalização interna, design distintivo e desempenho impressionante, o EV5 se destaca como uma opção empolgante para a geração do milênio e para todos que buscam uma experiência de condução elétrica excepcional. 


Com a Kia investindo em veículos elétricos inovadores como o EV5, o futuro da mobilidade está se tornando mais emocionante do que nunca. Fique atento para ver como este SUV elétrico irá redefinir a forma como encaramos a condução e o transporte sustentável.