Se você é um apaixonado por carros, certamente já ouviu falar do Kia Cerato. Este sedã, que conquistou admiradores por seu conforto, design arrojado e desempenho notável, chegou ao ano de 2023 trazendo consigo uma série de novidades e melhorias. 

Neste artigo, exploraremos a fundo o que o Kia Cerato 2023 tem a oferecer, desde seu visual repaginado até os detalhes de seu motor e os motivos que levaram à sua despedida do mercado brasileiro.

O Novo Visual: Estética e Tecnologia

O Kia Cerato 2023 passou por uma transformação estética que elevou seu status no universo dos sedãs. Lançado há aproximadamente um ano, o modelo surpreendeu com um interior repaginado, proporcionando mais conforto e segurança tanto para motoristas quanto para passageiros.

Entre as novidades internas, destacam-se o sistema de ar-condicionado dual zone e a central multimídia equipada com Android Auto e Apple Carplay. Essas adições não apenas aprimoraram a experiência de condução, mas também garantiram que o Cerato 2023 estivesse alinhado com as mais recentes inovações tecnológicas.

Potência Aprimorada: Motor e Desempenho

O coração do Kia Cerato 2023 recebeu atualizações significativas para oferecer uma experiência de condução ainda mais emocionante. Equipado com um motor Nu de 2.0 litros flex, de quatro cilindros e 16 válvulas, e tecnologia Dual CVVT, o Cerato 2023 proporciona uma potência máxima de até 157 cv com gasolina e 167 cv com etanol. Essas melhorias não só garantem um desempenho excepcional como também reforçam a eficiência do veículo.

Itens de Série: Conforto e Conveniência

Ao adquirir um Kia Cerato 2023, você não apenas investe em desempenho, mas também em uma série de itens de série que elevam o padrão de conforto e conveniência. Lançado há cerca de um ano, o modelo surpreendeu com recursos como:

  • Abertura interna do porta-malas e da tampa de combustível

  • Ar-condicionado manual com filtro antipólen

  • Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância

  • Console central com múltiplas portas USB para carregamento e dados

  • Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos

  • Iluminação no porta-malas e porta-luvas, entre outros.

Esses itens evidenciam o compromisso da Kia em proporcionar uma experiência de condução completa, onde o conforto e a conveniência são prioridades.

Consumo e Versões: O Que Esperar?

O Kia Cerato 2023, embora tenha sido lançado há aproximadamente um ano, não é líder em economia de combustível, especialmente por ser equipado com um motor flex. Seus números médios de consumo são:

  • Cidade: 7 km/l com álcool; 10 km/l com gasolina

  • Estrada: 9,3 km/l com etanol; 12,6

km/l com gasolina

Quanto às versões, a Kia lançou duas configurações do Cerato em 2023: EX 2.0 e SX 2.0. Os valores, lançados há um ano, foram:

  • EX 2.0: a partir de R$94,9 mil

  • SX 2.0: a partir de R$129,9 mil

Estes valores refletiram a proposta de oferecer opções acessíveis e premium para atender a diferentes perfis de consumidores.

Despedida do Brasil: por que o Kia Cerato saiu de linha?

Em um cenário surpreendente, a Kia encerrou a comercialização do Cerato no Brasil, indo de encontro à promessa de uma reestilização anunciada em 2022. A última geração do sedã, que foi vendida desde 2019, teve suas últimas unidades disponíveis nos modelos EX e SX, de ano/modelo 2021/2022, deixando o configurador online da marca com o esgotamento do estoque.

A prometida reestilização, que incluiria um motor turbo para substituir o atual 2.0 flex, não se concretizou. A Kia, por sua vez, afirmou que estudava o retorno do modelo em outra ocasião e que novos carros estavam nos planos para o Brasil, embora sem confirmações.

A espera por futuras novidades da Kia e a possibilidade de um retorno do Cerato renovado mantêm a expectativa e o entusiasmo dos apaixonados por automóveis. Se você, assim como nós, aguarda ansiosamente por notícias sobre o futuro do Kia Cerato no Brasil, continue acompanhando as atualizações da Saga Kia. 

Enquanto isso, celebramos a trajetória do Cerato e aguardamos as próximas emoções que a Kia reserva para os amantes de carros no Brasil.