O Kia Stonic Hybrid é um crossover excepcionalmente posicionado no segmento dos SUVs compactos, combinando a versatilidade de um hatch com a praticidade de um utilitário. Importado da Coreia e adaptado para atender às demandas e preferências dos consumidores brasileiros, o Stonic é um veículo que oferece uma experiência automotiva altamente satisfatória.


Continue a leitura para ficar por dentro de tudo aquilo que você precisa saber antes de comprar um Kia Stonic. Vamos lá?


Kia Stonic: tudo o que você precisa saber sobre o híbrido da Kia.


Antes de mais nada, é importante destacar que o Kia Stonic pode não se encaixar perfeitamente na categoria dos SUVs tradicionais. No entanto, a decisão da marca em comercializá-lo como tal não está necessariamente errada.


O híbrido fez sua primeira aparição no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, despertando a curiosidade dos entusiastas, mas a marca afirmou que ele não seria comercializado no país e era apenas uma "passagem". Embora naquela época ele fosse considerado um SUV compacto em meio aos outros modelos disponíveis no mercado brasileiro, o lançamento do Fiat Pulse mostrou que havia espaço para um veículo ainda menor.


O Stonic utiliza a plataforma GB, desenvolvida pelo grupo Kia-Hyundai, que também é utilizada no hatch Rio, na geração anterior do Hyundai i20 (primo do HB20) e no atual Soul. Com suas dimensões de 4.140 mm de comprimento, é 41 mm menor que o Fiat Pulse, possui um entre-eixos de 2.580 mm, altura de 1.520 mm e largura de 1.760 mm. Quanto ao porta-malas, oferece uma capacidade de 325 litros.



 Motorização

Uma das grandes vantagens do Kia Stonic está no seu motor. O veículo é equipado com um motor 1.0 turbo de 3 cilindros, que é bastante semelhante ao encontrado no HB20. Mas o que o torna ainda mais interessante é a presença de recursos adicionais. Além do variador de fase nos dois comandos, ele também conta com um variador de abertura na admissão. 


E não para por aí! O Stonic possui um pequeno motor elétrico que substitui o alternador e o motor de arranque convencionais. Esse motor elétrico é conectado ao virabrequim através de uma correia e é alimentado por uma bateria que fica no lugar do estepe, no porta-malas. 


O sistema de 48 volts do motor elétrico é responsável por fornecer energia. Com tudo isso, o Kia Stonic consegue entregar uma potência de 120 cv e um torque de 20,4 kgfm, que são enviados para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 marchas.

Desempenho, eficiência Híbrida e consumo

O sistema híbrido presente no Stonic se distingue do Toyota Corolla, por exemplo. Em vez de utilizar um motor elétrico de alta potência, o Stonic utiliza um pequeno motor elétrico auxiliar de baixa potência. A função desse motor é fornecer um impulso ao motor a combustão nos momentos em que ele mais precisa, como durante arrancadas e retomadas, além de permitir o desligamento do motor em velocidades de cruzeiro. Teoricamente, essa configuração é bastante vantajosa, mas como isso se reflete na prática?


É perceptível a contribuição do motor elétrico durante as arrancadas do Stonic equipado com o motor 1.0 turbo. Ele elimina o chamado "turbolag", que é o atraso na resposta do turbo até que ele pressurize o motor e gere torque nas rodas. 


Com a ajuda do motor elétrico, o Stonic ganha um impulso extra, especialmente em situações de tráfego urbano, embora em nenhum momento o motor elétrico seja responsável por movimentar o carro sozinho, diferentemente dos híbridos convencionais. Além disso, a presença de uma transmissão de dupla embreagem, mais leve do que uma transmissão automática tradicional, também contribui para a agilidade do Stonic.


No uso cotidiano, o sistema de programação do Stonic é consciente da presença do motor elétrico auxiliar e evita reduções bruscas. As trocas de marcha são ágeis e suaves, porém, é possível perceber que em manobras, por exemplo, o comportamento do veículo difere de um automático devido ao funcionamento da embreagem. Essa característica contribuiu para uma média de consumo interessante na cidade, alcançando aproximadamente 14,2 km por litro.


Durante viagens na estrada, o Stonic utiliza predominantemente o modo Velejar, no qual o motor é desligado durante as desacelerações. Nesse cenário, a média de consumo de 15,7 km por litro não difere muito do que observamos em outros modelos movidos a gasolina. Por exemplo, o Honda City Hatch, equipado com um motor 1.5 aspirado sem eletrificação, alcançou uma média de 16,5 km por litro em nossos testes com o mesmo tipo de combustível.


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