A Kia, renomada fabricante sul-coreana, tem motivos para comemorar: 30 anos de operações ininterruptas no Brasil e a impressionante marca de 450 mil veículos comercializados no país. 


Desde o início de suas atividades em 1992, logo após a abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional, a Kia tem sido uma presença notável no cenário automotivo brasileiro. 


Neste artigo, vamos explorar a trajetória de sucesso da Kia no Brasil, desde seus primeiros passos até suas atuais realizações.

Uma parceria de sucesso

Desde seu ingresso no mercado brasileiro, a Kia estabeleceu uma parceria sólida com o Grupo Gandini. Em 1992, José Carlos Gandini, pai do atual presidente da importadora, José Luiz Gandini, foi procurado por um sul-coreano residente no Brasil com a proposta de adquirir a representação oficial da Kia no país. 


O negócio começou com a importação de um lote de 1.000 unidades dos modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e caminhão leve K3500.

Expansão e Crescimento

A Kia Brasil não perdeu tempo e, de agosto a dezembro do mesmo ano, deu início à estruturação de sua rede de concessionárias com seis pontos de atendimento full service. No mesmo ano, a marca fez sua estreia no Salão do Automóvel, apresentando sua linha de produtos ao público brasileiro.

Modelos de Sucesso

Ao longo desses 30 anos, diversos modelos da Kia conquistaram o coração dos brasileiros. Um dos mais emblemáticos foi a Besta, uma van que se tornou tão popular que seu nome se transformou em sinônimo de van no Brasil. 


Outros modelos que marcaram a trajetória da empresa incluem o Sportage, inicialmente vendido com tração 4x4 e motor a diesel, e o Picanto, o primeiro carro com motor de 3 cilindros a ser vendido no Brasil.

450 Mil Veículos e um marco especial

Dos 450.000 veículos entregues em três décadas, os modelos mais vendidos foram o Sportage, com 106 mil unidades, seguido pelo Cerato, com 71 mil, o Bongo K2500, com 62 mil, a Besta, com 58 mil, e o Picanto, com 42 mil. 


O veículo de número 450 mil, um Niro, foi entregue pela concessionária Stern, de São Paulo, à cliente Lina Monetta Silva, que recebeu um certificado de compensação de emissões de carbono para até 160 mil quilômetros rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.

Compromisso com a eletrificação

Atualmente, o portfólio brasileiro da Kia é composto por modelos eletrificados, incluindo o Niro, o Sportage e o Stonic, além do caminhão Bongo. A Kia está pronta para dar o próximo passo em direção a um futuro sustentável e eletrificado. 


Em 2024, a marca planeja lançar seus primeiros modelos 100% elétricos no Brasil, incluindo o Niro EV e o ousado EV9, reforçando seu compromisso com a inovação e a mobilidade sustentável.

Conclusão

A Kia Brasil tem uma história de sucesso que abrange três décadas de resiliência, inovação e dedicação aos seus clientes. Dos primeiros passos com a importação da Besta até as atuais realizações no segmento de veículos eletrificados, a Kia demonstra sua capacidade de se adaptar e evoluir com o mercado automotivo brasileiro. 


Com a chegada dos modelos elétricos em 2024, o futuro da Kia no Brasil parece promissor e eletrificante.