" "

Blog - Saga Kia

Como cuidar da embreagem do meu Kia

25/02/2021

Em todo carro manual, a embreagem constitui-se num item importantíssimo - fundamental para colocar o carro em movimento. Isso, por si só, revela os cuidados que a embreagem merece receber do dono de um Kia.


Afinal, se esta tiver o funcionamento comprometido por mau uso ou desgaste provocado por ações indevidas, a embreagem não só afeta o bom funcionamento do seu Kia como transmite desconforto a motorista e passageiros.

Sem falar que, nessa situação, ela compromete também, gravemente, outros componentes do carro – como, por exemplo, a transmissão do movimento do motor para o câmbio – principal função da embreagem.

Dito isso, destacamos algumas dicas importantes para que a embreagem do seu Kia não se desgaste ou quebre precocemente. Se liga aí.

1 – Seu Kia em ponto morto

Se o carro estiver parado, deixe-o em ponto morto. É desnecessário e causa danos ao veículo mantê-lo engrenado enquanto aguarda a abertura do sinal ou o desenrolar de um congestionamento.

2 – Não descanse o pé sobre a embreagem do seu Kia

Outro hábito reprovável de muitos motoristas é o de deixar o pé descansando sobre o pedal da embreagem. Isso afasta o platô do disco, provocando o lixamento do disco, o que, consequentemente, causa superaquecimento do sistema.

3 – Não use a 2ª marcha do seu Kia para arrancar

Talvez a mais óbvia das dicas, mas que é importante ser dada, uma vez que há, sim, quem abuse desta prática: jamais arranque com o veículo em segunda marcha. Para isso, use sempre a primeira marcha e assim sucessivamente. O mesmo vale para a redução de marcha, que deve se dar de modo gradativo, sempre de acordo com as rotações do motor.

4 – Use o freio de mão do seu Kia para auxílio nas rampas

Em declives ou aclives, ou seja, sempre que o carro estiver em rampas, utilize o freio de mão para segurar o carro – jamais a embreagem!

5 – Mantenha boa sincronia ao usar a embreagem do seu Kia

Acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar é um passo importante para alcançar o funcionamento ideal da embreagem. Afinal, caso haja muita aceleração e pouca soltura da embreagem, ocorrerá a famosa “queimada da embreagem”, o que resulta em desgaste, além de elevado consumo de combustível.

E aí, gostou destas cinco dicas para cuidar bem da embreagem do seu Kia? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Kia aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades, notícias e promoções sempre aparecem!

Fale conosco
Loading...