O Kia Sorento é um utilitário esportivo de porte médio-grande da Kia Motors. Foi o primeiro automóvel mais refinado ofertado pela fabricante sul-coreana no mercado nacional em 2004.

Embora o Brasil esteja passando por uma grande onda de eletrificação, ainda resta uma grandiosa fatia do mercado doméstico para o bom e velho carro movido a combustão e a quarta geração do Kia Sorento parece pronta para conquistar o coração das famílias numerosas (e exigentes) do nosso país.

Reverenciado por sua praticidade, design elegante e desempenho impressionante do motor, não surpreende que o Kia Sorento continue sendo um modelo popular entre as grandes famílias, o carro continua a atrair motoristas que procuram um SUV confiável com o equilíbrio perfeito de estilo e substância.

Continue lendo para descobrir tudo o que mudou na quarta geração que foi vista em solo nacional sem qualquer disfarce ou cobertura.

O que há de novo na 4ª geração do Kia Sorento?

O Kia Sorento passou por uma série de mudanças notáveis em seu projeto e engenharia. Desde a plataforma inédita ao novo design, o Sorento atualizado oferece uma série de melhorias significativas que o tornam ainda mais atraente do que seu antecessor.

Antes de mais nada, o projeto do carro foi significativamente alterado. Embora as dimensões do carro permaneçam em grande parte as mesmas, sua face foi reformulada para trazer uma sensação e uma aparência mais premium. Além disso, a distância entre eixos do carro foi ampliada para dar mais espaço aos passageiros e suas bagagens, enquanto seu peso total foi reduzido.

A tecnologia do carro também foi ampliada, particularmente nas áreas de segurança e conveniência. Novos recursos incluem um Monitor Around View de 360 graus, um painel digital de instrumentos de 12,3 polegadas, central multimídia de 10,2 polegadas com tela sensível ao toque com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay.

O carro ainda pode oferecer carregador wireless, bancos aquecidos, sistema de som BOSE, alerta de ponto cego e outros.

Nos Estados Unidos, ele está sendo vendido em oito versões de custa a partir de 29.590 dólares.

Construção e Qualidade

Como em todos os modelos Kia, o Sorento é projetado e construído na Coreia, onde a Kia é o fabricante número um de carros. Construído com um alto padrão de qualidade, o carro é muito confiável, agrega valor ao seu dia a dia e é fácil de manter.

Os proprietários da Kia amam seus carros por muitas razões, mas sua longevidade está muitas vezes no topo da lista. Dito isto, espera-se ver algumas questões menores no primeiro ano, à medida que os modelos se instalam e se estabelecem.

Mudanças Exteriores e Interiores

O estilo exterior do Sorento 4ª Geração é contemporâneo e atraente e ganha contornos esportivos que tornam o modelo uma grande estrela na passarela, distinguível de outros SUVs na estrada ou na cidade. Na dianteira, uma grade maior e integrada aos faróis agora mais estreitos e retangulares e lanternas voltando verticais.

O comprimento do modelo é de 4,81 m e o entre-eixos é de 2,81 m. Nas laterais, o recorte dos vidros lembra as gerações passadas do SUV, mas a "quebra" nas vigas e as rodas que podem medir entre 17 e 20 polegadas reforça a agressividade da quarta geração. Na traseira, os faróis têm um layout mais "quadrado", posicionados e divididos em duas partes verticais, em uma solução singular da marca sul-coreana, mas com grande personalidade.

No interior, o conforto e a beleza são destaques, com amplo espaço para sete passageiros. A transmissão automática de oito velocidades vem em uma configuração de botão rotativo,abandonada por outras grandes marcas como Jaguar, painel eletrônico e muitas ferramentas tecnológicas como internet a bordo, controle de cruzeiro ativo e sistema de estacionamento automático.

Ainda no habitáculo do Sorento estarão presentes um painel de instrumentos de toque suave, um grande sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e um teto solar panorâmico disponível. Além disso, o Kia Sorento também inclui botão Start/Stop, faróis automáticos, estofados de couro, bancos dianteiros e volante aquecidos.

O que amamos no Kia Sorento

  • O novo design, mais elegante e esportivo, e as características tecnológicas atualizadas fazem dela uma opção ainda mais atraente do que antes. - O motor maior do carro aliado à perda de peso o torna mais eficiente, tanto em termos de custo quanto de ambiente. - As famílias adoram o interior espaçoso do carro e o espaço generoso para as pernas do assento para os passageiros.

Motorização

Nos Estados Unidos, onde a quarta geração já é comercializada desde 2020, a motorização do novo Kia Sorento pende da variante escolhida. São duas categorias de motores 2.5, sendo esses o aspirado e turbo. O primeiro produz 194 cv potência, enquanto o segundo gera 285 cv de potência. Em ambos os casos, o câmbio será uma automática de oito velocidades.

No caso do Novo Sorento visto em solo nacional, a versão é a V6, que embaixo do capô traz um motor Smartstream-G 3.5 MPi, ou melhor dizendo, o antigo V6 com melhorias e atualizações e ainda mantendo a injeção indireta de combustível.

Com 272 cavalos a 6.400 rpm e 33,8 kgfm a 5.000 rpm, o Novo Sorento V6 tem tração nas quatro rodas e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos com a máxima de 210 km/h. Embora o Sorento de 4ª geração tenha perdido 8 cavalos de potência, ganhou 0,2 kgfm de torque e ficou pelo menos 0,5 segundo mais rápido que as gerações passadas.

A nova geração também poderá ser oferecida com motor 2.5 SmartStream que gera 180 ou 194 cv de potência. A linha também oferta o 2.5 T-GDi que tem 285 cv de potência e 43 kgf,m de torque.

Existem ainda versões com a introdução do motor 1.6 T-GDi com auxílio de motor híbrido, com configurações de 230 cv e 265 cv. À vista disso, é bem plausível que o SUV de porte médio-grande seja vendido no país com essa alternativa de motorização.

Como conseguir um Kia Sorento novinho em folha!

Se você está no mercado em busca de um novo carro familiar e está procurando algo com um design elegante, um interior confortável e um motor que nunca vai te deixar na mão, então o Kia Sorento é um carro que vale a pena considerar.

Disponível até aqui em quatro gerações e várias versões, com uma variedade de opções de motor, há um Sorento para todos os tipos de motoristas. Visite seu revendedor kia local, faça um test drive e veja o que o Sorento pode fazer por você!