Não há como negar: assim que retirado o carro dos sonhos da concessionária, nasce junto uma preocupação constante em todos os proprietários: conservar a pintura do carro.

Toda essa preocupação tem um motivo óbvio: a lataria de um veículo é um dos componentes que estão mais expostos e suscetíveis à ação do tempo, de agentes corrosivos do meio ambiente, além, claro, da ação maldosa ou pouco cuidadosa de terceiros.

E evidentemente, a pintura e a lataria são dois elementos que chamam muita atenção no automóvel, o que, por óbvio, caso avariadas ou mal cuidadas, implicará em importante redução no valor de revenda do carro.

Uma lataria em mau estado de conservação é facilmente detectável, já que apresenta sinais como variações na cor, desbotamentos e riscados ou arranhões que impactam na estética do veículo.

Os causadores dessas avarias podem ser inúmeros fatos, desde exposição intensa e constante ao sol até uma estacionada desleixada ou sem respeito aos limites da vaga.

Por tudo isso é que dá para garantir uma coisa: preservar a pintura automotiva em ótimo estado não é uma tarefa das mais simples. 

Daí a decisão do Grupo Saga de preparar este artigo com dicas preciosas para que você conserve a pintura do seu carro sempre em bom estado. 



Recomendações do Grupo Saga para a pintura do carro

  • Lave o carro frequente e adequadamente. Aposte sempre numa lavagem que utilize shampoo para carros com pH baixo e jato de água de baixa pressão. A lavagem no veículo deve ser feita de cima para baixo;

 

  • Fuja do sol em excesso. Ele, em incidência constante sobre o carro, provoca desbotamentos e manchas impossíveis de serem retiradas. Embora os veículos hoje tragam filtros UVA e UVB para proteção da radiação solar, é bom não exagerar na confiança;


  • Aplique uma boa cera periodicamente. Afinal, o enceramento também ajuda a proteger a pintura do carro, já que reveste a lataria de uma película protetora capaz, inclusive, de bloquear os raios UVA e UVB da radiação solar. Use ceras sintéticas ou feita a partir da Carnaúba;


  • Estacione com prudência e atenção, respeitando sempre os limites da vaga. Os maiores inimigos da lataria do carro estão presentes com o carro parado, já que um carro vizinho, ao abrir a porta, pode tocar a lataria do seu carro, por descuido ou maldade, se o seu veículo não estiver estacionado de modo adequado;


  • Fuja de vagas sob árvores. As fezes de passarinhos são como veneno para a pintura do carro, provocando manchas e marcas de difícil reparação. Além disso, nas folhagens que caem, há uma seiva prejudicial também à pintura;


  • Cuidado com as capas protetoras. Ter cuidado com a lataria e pintura do carro é muito importante, mas todo excesso é prejudicial. Portanto, não exagere, por exemplo, com o uso de capas para carros que são frequentemente utilizados. O simples manejo de tirar e colocar a capa já expõe o carro a riscos de arranhões. As capas devem ser usadas em carros que ficam longos períodos parados.


Gostou destas dicas dos blogs do Grupo Saga? Continue nos acompanhando por aqui e pelas redes sociais.